Manilha

Conheça os tipos de manilhas e suas aplicações

A movimentação e fixação de cargas pesadas é uma atividade comum em diversas empresas, seja do setor industrial ou comercial. Para tanto, são utilizados vários tipos de materiais de alta resistência e desempenho, como cabos e as manilhas.

A função das manilhas é unir cabos e correntes, por isso, é um equipamento indispensável para garantir a segurança e flexibilizar as tarefas — além de facilitar operações, esses materiais evitam acidentes graves.

Continue a leitura e conheça os tipos de manilhas, as principais funções e aplicabilidades para ter serviços seguros e eficientes!

O que são as manilhas?

A manilha é uma peça de aço em formato de letra U, com um pino ou parafuso metálico que funciona como um mecanismo de travamento e segurança. Trata-se de um equipamento importante, usado para unir cabos de aço e correntes em amarrações, ancoragem, movimentação e elevação de cargas.

Quais são os tipos de manilhas?

As manilhas são fabricadas para atender diversas tarefas profissionais, proporcionando proteção e praticidade. Sendo assim, é possível encontrar diferentes tipos de equipamentos para oferecer possibilidades e garantir bom desempenho.

Veja quais são os tipos de manilhas!

Manilha com porca e cupilha

A manilha com porca e cupilha é normalmente usada em conexões permanentes, ou seja, a mesma carga é içada, não havendo necessidade de desmontar o dispositivo. É importante sempre rosquear bem a porca e travá-la com a cupilha para garantir o bom funcionamento.

Manilha com pino roscado

A manilha com pino roscado é mais utilizada em atividades em que muitas cargas diferentes são içadas ou movimentadas. Garante mais agilidade ao trabalho. Esse tipo de manilha deve ser bem apertado para garantir segurança. 

Além dos tipos acima, existem formatos diferentes do corpo da manilha, que se adaptam às necessidades do trabalho, como:

  • Manilhas com Corpo Ancora, ou curvas, são utilizadas para içar cargas em diferentes direções, ou conectar mais de um ramal de uma linga.
  • Manilhas com Corpo “D”, ou retas, são estreitas e usadas para içar cargas em linha, ou conectar apenas um ramal de uma linga.

Manual sobre manilhas

As manilhas são fabricadas em aço liga, com acabamento galvanizado a fogo, que garante excelente resistência a oxidação superficial. Para utilizações em portos, estaleiros, ou indústria alimentícia, é recomendado o uso de manilhas em aço inoxidável.

Para içamento de carga, deve-se atentar para manilhas que correspondam a norma americana US-FED-RR-C-271F. Ainda há as manilhas leves, não normatizadas, que não devem ser utilizadas para elevação de cargas, apenas para conexões. São fabricadas em aço de alto carbono e encontradas em casas de ferragens para uso geral.

Quais as aplicações das manilhas?

Muitas atividades industriais, comerciais, do setor de transportes e logísticas exigem o manuseio de cargas pesadas. São tarefas que demandam atenção redobrada e uso de equipamentos de qualidade de modo a evitar acidentes e proporcionar a produtividade.

Dessa forma, as manilhas oferecem muitas possibilidades para uso, garantindo tarefas seguras e precisas. Veja quais as principais aplicações!

Amarração

A amarração de cargas é uma atividade comum nos processos logísticos e transportes, e por estar em movimento, exige a fixação perfeita da carga. Sendo assim, as manilhas são componentes indispensáveis para garantir a amarração com segurança do que está sendo transportado.

Movimentação e elevação de cargas

As atividades de movimentação e elevação de cargas também contam com as manilhas para serem efetuadas com segurança e precisão. Nesse caso, o equipamento permite a união, ancoragem e amarração de cabos de aço e corrente, se adaptando perfeitamente às dimensões da carga e necessidades dos profissionais.

Metalúrgica São Raphael: excelência em artefatos de aço!

A qualidade é algo imprescindível, especialmente nas atividades profissionais que exigem a movimentação ou amarração de cargas — os materiais são decisivos para oferecer a resistência necessária de modo a concluir as tarefas sem riscos de acidentes.

Nesse sentido, contar com fornecedores reconhecidos pela qualidade e que oferecem produtos de alta performance é muito importante para ter a tranquilidade de usar equipamentos específicos e desenvolvidos para atender as necessidades com eficiência.

Para tanto, a Metalúrgica São Raphael é especialista em manilhas e outros acessórios, como clips, sapatilhas e esticadores. Com mais de 80 anos no mercado, é uma empresa tradicional, com um time de profissionais peritos no assunto e processos produtivos modernos.

Além disso, a São Raphael segue rigorosamente todas as normas e leis, com certificação de qualidade ISO 9001:2015. Um diferencial importante para oferecer produtos ideais às suas atividades, garantindo a durabilidade, eficiência e alto desempenho.

Como vimos, as manilhas são dispositivos importantes para a movimentação de cargas. Por isso, escolher produtos de qualidade é imprescindível de modo a garantir a tranquilidade e executar essas atividades com segurança.

Gostou do artigo? Não perca tempo e siga a Metalúrgica São Raphael nas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top