Vários tipos de correntes de elo

Afinal, quais são os principais tipos de correntes de elos e suas funcionalidades?

Você conhece os tipos de correntes de elos? As correntes são utilizadas em diversas atividades há centenas de anos. É um recurso essencial e fabricado a partir de materiais resistentes, capazes de suportar trabalhos pesados e grandes cargas.

Embora a tecnologia tenha avançado nos últimos anos, o uso de correntes nos ambientes industriais, comerciais e até residenciais ainda é elevado – sobretudo, com correntes produzidas através de processos modernos.

De fato, é possível encontrar diversos tipos de correntes de elos, desenvolvidas para uso específico em algumas atividades. Continue a leitura deste artigo para saber quais são os principais tipos de correntes de elos, suas características mais marcantes e entender como escolher o produto ideal que atenda às suas necessidades!

Afinal, o que é uma corrente de elos?

As correntes são uma série de elos feitos com materiais metálicos interligados entre si. Geralmente, existem em duas formas: uso geral e diverso; ou movimentação, elevação e amarração de cargas.

São produtos essenciais para trabalhos em diversos setores e segmentos econômicos, até mesmo em tarefas básicas realizadas em trabalhos comerciais ou pessoais.

É comum notar o uso de correntes de elos em todas as áreas, por exemplo:

  • indústrias;
  • siderúrgicas;
  • comércios;
  • mineração;
  • metalúrgicas;
  • automobilismo;
  • construção civil.

Qual a importância do uso de correntes de elos?

As atividades profissionais muitas vezes necessitam movimentar cargas, amarrar algum objeto ou suspender pesos significativos. É uma situação que acontece em muitos ambientes corporativos, seja em tarefas complexas ou a mais simples como fechar um portão. 

Para essas atividades, utilizam-se correntes de aço ligado, normalmente com tratamento térmico especial para desempenhar essas atividades com segurança. São correntes que, dependendo da aplicação, devem atender normas específicas como ISO 3076 (Corrente de elos para elevação de cargas) e ISO 3077 (Corrente de elos para elevação de cargas por talhas).

Existem também, as correntes para uso geral, fabricadas a partir de aço de baixo teor de carbono, que não devem ser utilizadas em atividades de elevação ou amarração de cargas. São muito versáteis e podem ser vistas nas mais diversas aplicações e em diferentes atividades de negócio: demarcação de áreas, prender e amarrar objetos. Essas correntes também são normatizadas e atendem à ABNT NBR 15293, que assegura características dimensionais, resistência e acabamento.

Por fim, existem as correntes não normatizadas, que podem ou não ter seus elos soldados. São utilizadas para aplicações diversas, que não envolvem elevação ou amarração de cargas. Por não seguirem nenhuma norma, características dimensionais ou de resistência podem variar de acordo com cada fabricante.

Para todas essas aplicações, as correntes de elos existem em diversos tipos, tamanhos e capacidades, fornecendo o apoio necessário para que os objetivos sejam atendidos com eficácia. Por isso, o uso de correntes de qualidade e adequadas para a atividade desempenhada é indispensável para garantir segurança e excelência, seja profissional ou pessoal.

Respeitando as características listadas acima, as correntes de elos da São Raphael são fabricadas com qualidade, segurança, confiabilidade e eficiência, bem com o respeito ao meio ambiente.

Como são fabricadas as correntes de elos?

As correntes de elos são fabricadas a partir de materiais metálicos, como o aço de baixo teor de carbono ou aço ligado, acabadas superficialmente com diversos processos, como o polimento, galvanização, oxidação preta, emborrachadas e tratadas ou não termicamente com têmpera/revenimento e/ou cementação. Os elos normalmente são soldados, o que garantem a resistência superior em toda a corrente.

Também é possível encontrar correntes de aço inox, em diversos diâmetros e comprimentos. Utilizadas em ambientes corrosivos ou que exigem higiene elevada. 

Quais os principais tipos e aplicações das correntes de elos?

Conforme falado anteriormente, as correntes de elos são fabricadas a partir de materiais resistentes que podem suportar, desde cargas elevadas e trabalhos complexos, até as tarefas simples e que não exigem grande capacidade e resistência.

Elas têm diâmetros, comprimentos e acabamentos diferenciados, que se adaptam a diversas funções. Conhecer os tipos e algumas aplicações é fundamental para adquirir produtos adequados para as atividades que pretende realizar.

Veja quais os principais tipos e aplicações de correntes de elos!

Correntes de elos curtos, longos e emborrachadas

As correntes de elos curtos e de elos longos são produzidas em aço carbono e têm diferentes diâmetros. São os tipos mais comuns de correntes, utilizadas em diversas áreas das indústrias e comércios.

As correntes emborrachadas são produzidas com aço e recebem um acabamento de borracha para utilização em locais onde se deseja evitar riscos e arranhões, por exemplo, em cadeado de bicicleta.

Além desses tipos, também existem as correntes calibradas, que são desenvolvidas com máquinas automáticas de alta precisão, utilizadas para calibrar os elos e fornecer resultados precisos, requisito importante para algumas atividades como guinchos, talhas e outros equipamentos com engrenagens e polias.

As correntes podem ser polidas ou receber acabamento superficial como zinco. Esse acabamento prolonga sua vida útil, evitando que o aço apresente corrosão em curto espaço de tempo. A zincagem utilizada na São Raphael é eletrolítica, onde o zinco é depositado na superfície dos elos através da eletrólise, ressaltando que todo o processo galvânico passa por uma estação de tratamento de efluentes com alto rigor de controle.

Correntes de elos em inox

As correntes produzidas em aço inox são aplicáveis em tarefas que exigem alta resistência à corrosão. Normalmente são utilizadas em ambientes marítimos, indústrias de alimentos e indústrias químicas. São consideradas as correntes mais resistentes aos fatores ambientais e químicos, garantindo maior vida útil ao produto em relação à corrosão superficial.

Por ser produzida com um material mais nobre, a corrente em aço inox tem o valor mais elevado em relação aos outros materiais. Portanto, é importante certificar que é um material indispensável para a realização de atividades sanitárias e em regiões corrosivas.

Corrente de grau 8

As correntes de grau 8 são utilizadas para amarração e elevação de cargas. Produzidas a partir de aço ligado e tratamento térmico especial, são mais resistentes que as demais correntes de mesmo diâmetro, fabricadas a partir de aços de baixo carbono, o que faz dela ideal para resistir a movimentação de cargas pesadas.

Devem ser utilizadas com acessórios desenvolvidos especialmente para essa linha, também fabricados com aço ligado e tratados termicamente. Cada bitola de corrente possui todos os acessórios correspondentes à sua medida e carga de trabalho. 

Corrente/guia para cães

As guias para cães são uma montagem utilizando alguns componentes de aço carbono (mosquetão, travessa e argola) e a Corrente Vitória.

A Corrente Vitória é fabricada a partir de aço de baixo carbono, por um processo especial que não envolve a soldagem. O arame é manipulado de maneira que a dobra garante a conexão dos elos.  As correntes de elos para guia de cães são desenvolvidas em tamanhos e capacidades diferentes. Fornecem a resistência necessária para se adaptar ao uso em animais de todos os portes e raças.

É um produto muito comum no mercado, comercializado por pet shops. Com acabamento diferenciado e adaptados para evitar desconfortos nos animais e nos donos, a guia para cães é outro exemplo de corrente de elo aplicável no dia a dia.

Nesse mesmo segmento, existem as correntes com dois mosquetões, utilizadas para aumentar o tamanho da guia ou prender o animal em locais adequados. São fornecidas com 3 metros de comprimento.

Corrente para Lustre

As correntes decorativas são fabricadas a partir de aço de baixo teor de carbono, não soldadas e passam por processo superficial para o obter o acabamento desejado: galvanização, bicromatização, oxidação preta, niquelação, cromação ou polimento. São utilizadas nas mais diversas aplicações como suportes de lustres e vasos de jardim.

É um produto muito comercializado em grandes atacados, lojas de jardinagem e comércio geral.

Correntes para aplicações industriais

As diferentes correntes podem ser utilizadas em processos industriais. As correntes industriais são desenvolvidas com características específicas, para as mais diversas aplicações. Podem ou não seguir normas técnicas internacionais, ou até mesmo projetos especiais do próprio cliente. São usadas para movimentação e transporte de cargas, amarração, transporte aéreo, demarcações e outros inúmeros processos.

Ou seja, são produtos de alta eficiência e versatilidade, com a possibilidade de serem fabricados conforme o tipo de aplicação, garantindo resultados satisfatórios para evitar acidentes e facilitar as tarefas industriais.

A linha de correntes de elos para a indústria tem o objetivo de fornecer durabilidade e alto desempenho. Independentemente da atividade, é essencial analisar o processo de forma técnica e definir o tipo de corrente ideal.

Metalúrgica São Raphael: correntes resistentes e de alta qualidade!

Toda atividade que exige o uso de correntes deve contar com o máximo de eficiência e segurança, até mesmo para evitar danos e acidentes. Trata-se de um fator importante, em que as decisões precisam considerar a qualidade como um requisito obrigatório.

Para atender as demandas do mercado com o máximo de excelência, a Metalúrgica São Raphael disponibiliza uma linha diversa de correntes de alta qualidade, fabricados em processos modernos e tecnológicos, com todos os testes e certificações para garantir a eficiência e segurança.

Atuando no mercado há 80 anos, a Metalúrgica São Raphael é uma empresa tradicional e confiável, se destacando como uma das maiores fabricantes de correntes e artefatos de arames da América do Sul.

São diversos produtos e correntes extremamente resistentes, como:

  • correntes de elos curtos;
  • correntes de elo longo;
  • corrente de elo curto torcido;
  • corrente calibrada;
  • corrente emborrachada;
  • corrente soldada para cadeado.

Se você deseja contar com a qualidade, durabilidade e confiabilidade de correntes fabricadas em processos inovadores e com um time de especialistas no assunto, a Metalúrgica São Raphael é a melhor alternativa para garantir que seus objetivos sejam atendidos.

O uso de correntes é inevitável em muitos segmentos profissionais e até mesmo pessoais. Entretanto, o tipo certo de corrente é decisivo para a qualidade e segurança das atividades, por isso, é preciso ter atenção para utilizar produtos confiáveis.

Como você pode perceber neste conteúdo, embora pareçam semelhantes, os tipos de correntes de elos são diversificados e saber qual a melhor opção para seus serviços é imprescindível. Afinal, ter produtividade e segurança é o objetivo principal para promover resultados surpreendentes para o negócio.

Agora que você já viu quais os principais tipos de correntes, o que acha de conhecer opções ideais para suas necessidades? Acesse nosso site agora mesmo e confira nosso catálogo de produtos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top