Composição dos metais das correntes

Entenda como a composição dos metais impacta seu negócio

Os artefatos metálicos são usados em diferentes indústrias e, para ter a eficiência e segurança necessária, é indispensável se atentar à composição dos metais. 

Dessa forma, é possível verificar sua resistência, durabilidade e segurança, garantindo que estão adequados para execução de tarefas e atendam aos objetivos propostos com excelência.

Se você deseja ter produtos de qualidade para executar suas tarefas, entender a composição dos metais é fundamental. Acompanhe o conteúdo e saiba como esse material impacta seu negócio!

Quais as principais características dos metais?

O metal é um dos principais componentes usados em atividades industriais, independentemente do porte ou segmento de atuação. É um elemento que compõe estruturas e equipamentos que auxiliam na execução de tarefas, como:

  • cabos;
  • correntes;
  • acessórios;
  • embalagens;
  • e inúmeros outros itens.

Devido às características marcantes, é um material essencial para elevar o desempenho, segurança e facilitar tarefas importantes.

Nesse contexto, o metal tem particularidades que proporcionam inúmeras possibilidades, tais como:

  • maior durabilidade;
  • resistência mecânica;
  • facilidade de conformação.

Essas propriedades otimizam processos e contribuem para ter a resistência necessária de modo a evitar acidentes e preservar a segurança ocupacional.

Qual é a composição dos metais?

Existem diferenças significativas entre os tipos de metais, que envolvem principalmente a composição. Esse fator é decisivo para embasar decisões e identificar o metal ideal para cada tipo de tarefa, garantindo bons resultados.

Sendo assim, os metais são classificados em dois grupos: ferrosos e não ferrosos. Acompanhe!

Metais ferrosos

O grupo dos metais ferrosos é constituído de ferro e carbono, tendo baixa presença de outros metais, como manganês e cobre. Para ser inserido nessa categoria, o material deve apresentar pelo menos 90% da composição do elemento ferro.

Nesse sentido, os metais ferrosos mais comuns no mercado são o aço, ferro laminado e ferro fundido. São utilizados em diversos produtos, como correntes, ganchos, estruturas, cabos de aço e parafusos.

Metais não ferrosos

Por outro lado, o grupo dos metais não ferrosos não apresenta quantidade significativa de ferro na sua composição. Eles são constituídos por outros tipos de metais, como o alumínio, chumbo e cobre.

Considerado mais nobre, os metais não ferrosos oferecem mais flexibilidade, por isso, são usados em embalagens e fabricação de utensílios. Portanto, os metais não ferrosos podem ser menos resistentes em relação aos ferrosos, mas contam com aplicações importantes.

Como a composição dos metais influencia no negócio?

A composição do metal das ferramentas, acessórios e equipamentos devem ser compatíveis com as exigências e características da atividade. 

Essa escolha influenciará na qualidade, durabilidade e resistência dos materiais, podendo impactar a performance e eficiência nos resultados do negócio. 

Metalúrgica São Raphael: fornecedor de metais de qualidade para seu negócio!

A Metalúrgica São Raphael, parceira da Gerdau, é considerada a maior fabricante de artefatos de arame da América do Sul. Com 80 anos de atuação, é uma empresa tradicional, que oferece produtos de alta qualidade para atender os mais diversos usos.

O portfólio de produtos da São Raphael são ideais para suas operações e contribuem com durabilidade, resistência e qualidade inquestionável. Você pode contar com excelência no fornecimento de correntes, cabos de aço e muitos outros itens de metal.

Nesse artigo, você viu como as composições dos metais são variadas e a importância de escolher o tipo adequado para ter segurança e resistência. Portanto, não deixe de analisar esse fator e contar com produtos de qualidade para ter mais tranquilidade e eficiência.

Gostou do conteúdo? Conheça as melhores soluções em metais resistentes, seguros e duráveis no site da nossa parceira, Metalúrgica São Raphael!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top